Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Matelea glaziovii (E.Fourn.) Morillo VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-02-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Especie rara de liana da Mata Atlântica, encontrada em florestas primárias. Tem distribuição restrita, AOO de 44 km². Está sujeita a sete situações de ameaça: municípios de Guaratuba, Cerro Azul e Campina Grande do Sul, no Estado do Paraná; Sapucaí-Mirim, no Estado de Minas Gerais; Fontes do Ipiranga e São Paulo no Estado de São Paulo; e município de Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro. Foi coletada apenas sete vezes entre 1950 e 1981. É ameaçada pelo declínio no número de situações de ameaça, área de ocupação e perda de habitat. Nos Estados citados, não é coletada há muitos anos (50 anos, no Paraná, 62 anos em Minas Gerais, 44 anos no Rio de Janeiro e 30 anos em São Paulo. A Floresta Primária Montana tem sido drasticamente reduzida e fragmentada ao longo do período histórico de desmatamento, que causou a redução da área de ocupação da espécie. Os locais de coleta em MG, RJ, SP e PR estão fora de unidadesde conservação (SNUC), na Serra do Mar e da Mantiqueira, regiões cuja economia baseia-se na agricultura, pecuária e no turismo de veraneio.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Matelea glaziovii (E.Fourn.) Morillo;

Família: Apocynaceae

Sinônimos:

  • > Phaeostemma brandonianum ;
  • > Phaeostemma glaziovii ;
  • > Phaeostemma riedelii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro), Sul (Paraná) (Koch; Rapini, 2011).

Ecologia

Volúvel; ramos glabros. Floresta pluvial atlântica primária. Coletada com flores e com frutos no mês de novembro (Konno; Fontella-Pereira, 2005).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Vulnerável" pela Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Em perigo" pela Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB004701>.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- KONNO, T.U.P.; FONTELLA-PEREIRA, J. Matelea. In: WANDERLEY, M.G.L., ET AL. Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo. São Paulo: FAPESP/RiMa, p.123-125, 2005.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 516 p.

Como citar

CNCFlora. Matelea glaziovii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Matelea glaziovii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/02/2012 - 13:29:15